Apresentação do Programa

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (PPGENF/FEN/UFG) foi aprovado em 2002 e implantado em 2003, com o curso de Mestrado. Em 2009, foi aprovado o curso de Doutorado, ofertado a partir de 2010. Desde a primeira avaliação trienal (2004-2006), obteve conceito 4 na CAPES. Nas avaliações quadrienais CAPES de 2013-2016 e 2017- 2020 obteve conceito 5.

Em 2023, após 20 anos de existência, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem compreendeu a necessidade de ampliar suas atividades de formação a profissionais de outras áreas da saúde, além da Enfermagem. O processo de mudança na nomenclatura e na área de concentração foi aprovado na UFG e na CAPES. Sendo assim, a partir de 2024, o Programa de Pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Enfermagem passar a se chamar Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS), e a área de concentração “A Enfermagem no cuidado à saúde humana” é substituída por “Cuidado à Saúde Humana”, para representar sua identidade acadêmica na área de avaliação da CAPES – Enfermagem. Assim, o ensino de excelência oferecido em nossos cursos de Mestrado e Doutorado, amplia seu alcance para médicos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos e demais profissionais que se graduaram em cursos relacionados à área da saúde.

O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde é constituído por 29 docentes (24 permanentes e 5 colaboradores). Destes, 24 são professores do quadro permanente da Faculdade de Enfermagem da UFG, que trabalham em regime de Dedicação Exclusiva, e 5 são professores voluntários do Programa.

O PPGENFS tem por objetivos qualificar profissionais de saúde para a docência e para a pesquisa e gerar conhecimentos na área de concentração "Cuidado à Saúde Humana", nos níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado. Está aberto à comunidade e tem como missão desenvolver massa crítica de profissionais cientistas na Região Centro-Oeste, com inserção nacional e internacional, que possam produzir pesquisas em saúde e em enfermagem com impacto em diferentes áreas de atenção à saúde, de modo a desencadear ações para a melhoria da qualidade de vida da população.

As atividades acadêmicas no Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde visam proporcionar experiências de ensino-aprendizagem que possibilitem formação sólida em pesquisa, incluindo atividades que permitam aos estudantes se apropriarem de fundamentos metodológicos para a prática da pesquisa de campo, bem como ferramentas de elaboração da escrita científica.

O Mestrado em Enfermagem em Saúde tem duração mínima de dezoito (18) e máxima de vinte e quatro (24) meses, e o Doutorado, mínima de vinte e quatro (24) e máxima de quarenta e oito (48) meses.

Para os ingressantes a partir de 2024, são exigidos, no mínimo, 24 créditos, sendo 20 em disciplinas e 4 em atividades complementares para o Mestrado. No Doutorado, são exigidos, no mínimo, 24 créditos, dos quais 16 deverão ser obtidos em disciplinas e 8 em atividades complementares.