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PPGENFS EM FOCO: 19° SENADEn, 16° SINADEn e 4° CoBESM O IMPACTO DOS EGRESSOS

Ainda sobre 19° SENADEn, 16° SINADEn e 4° CoBESM, focaremos agora no trabalho de egressos do PPGENFS e para isso conversamos com a professora Dra Bárbara Souza Rocha sobre sua atividade no evento, a Tenda Paulo Freire.

A Tenda consistiu em um espaço de construção de conhecimento a partir dos saberes populares e científicos, principalmente pela possibilidade do usuário se envolver e estar presente no SENADEn. A partir da temática do evento que focava na qualidade da formação profissional e da prática da enfermagem, a Tenda Paulo Freire permitiu que usuários, profissionais, estudantes e pesquisadores participassem e discutissem o que é e como deve ser a enfermagem e a saúde de forma crítica, reflexiva, diversa, inclusiva e com acolhimento. Segundo a professora Bárbara, o processo de desenvolver a Tenda foi um grande desafio devido, justamente, à necessidade de incluir todos os agentes citados.

Quando questionada, a professora citou ao PPGENFS que um momento marcante da Tenda ocorreu a partir da pergunta de uma usuária. Durante o debate sobre Diagnóstico de Enfermagem, uma usuária questionou “Quem é NANDA?” e a partir desse momento pôde-se refletir e discutir sobre o impacto das taxonomias de enfermagem na população brasileira, não como um todo único e homogêneo, e sim uma população diversa, complexa e com inúmeras realidades distintas seja urbana, ou rural ou de assentamentos, entre outros.

Espaços de discussão sobre saúde, enfermagem, SUS, política e sociedade são fundamentais para o contínuo desenvolvimento desses mesmos temas, e para que a discussão reverbere na prática e altere a realidade é preciso ir além do diálogo. Como um espaço tipicamente de debate a Tenda Paulo Freire evoca essa necessidade, mesmo já sendo uma iniciativa inovadora, uma vez que foi a primeira vez existindo e compondo o quadro de eventos do SENADEn. Além disso, a professora destaca o impacto da Tenda ao ter persistido durante todos os dias de evento contra a resistência das pessoas. Por fim, a professora, reforça a conquista da carta da Tenda ser anexada à carta geral do evento todo (19° SENADEn, 16° SINADEn e 4° CoBESM) e assim, contar com o registro escrito dos resultados e movimento executado durante todos os dias.

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