notícias senaden 2024

PPGENFS EM FOCO: 19° SENADEn, 16° SINADEn e 4° CoBESM desde o projeto

Na primeira metade do mês de Novembro ocorreu o 19° SENADEn, 16° SINADEn e 4° CoBESM na cidade de Goiânia. A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) participou em peso no evento, sendo boa parte dos envolvidos ou docentes, ou egressos, ou alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS). Para relembrar esse evento tão importante, trouxemos uma série de notícias  evidenciando a participação do Programa.

Não apenas um, mas três grandes eventos, construídos e realizados esse ano de forma integrada. Algo sem sombra de dúvidas desafiador e complexo mas que durante o evento ficou claro que bem executado. Para contar um pouco sobre isso, conversamos com a docente do Programa a Dra. Maria Márcia Bachion, vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Goiás (ABEN-GO) e que no evento foi membro da  Comissão Científica. Segundo a docente um evento dessa proporção exigiu um ajuste fino da agenda e muito esforço uma vez que ocorre desde junho de 2023 durante todo esse tempo até agora no final de 2024 ela continuou com suas atividades como docente da Faculdade de Enfermagem na graduação, do PPGENFS e como pesquisadora. Além dos esforços próprios que a Comissão exige e o ajuste de agenda, a professora destaca as relações interpessoais, como a comunicação, que muitas vezes foram peças fundamentais de serem trabalhadas por ela para permitir o melhor desempenho da Comissão e seus membros.

            Atuante membro da Associação Brasileira de Enfermagem desde a graduação em 1986, a docente acumulou conhecimento teórico-científico, mas também habilidades para traduzir os conhecimentos adquiridos na academia para toda a enfermagem. Como enfermeira ressalta a importância de enxergar o “bem comum como esforço coletivo” e a busca para melhorar e fortalecer cada vez mais a profissão; já como professora, destaca a possibilidade de pesquisar sobre os temas que considera relevantes para o avanço da Enfermagem no país e disseminar esses conhecimentos. Cada uma dessas nuances conduziram a professora ao lugar ideal de construção do evento em parceria com tantos outros colaboradores em especial focando seus esforços em exatamente o cerne de suas palavras: o aperfeiçoamento da Enfermagem, através da divulgação para a Enfermagem, sobre os conhecimentos produzidos sobre Enfermagem.

            Como vice presidente ABEN-GO a docente participou de inúmeras atividades no evento, porém destacamos aqui o painel com a presença da Professora Alba Lucia Botura Leite de Barros (UNIFESP), Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz (USP) e Emília Campos de Carvalho (USP), com a presença na plateia da professora Maria da Graça Oliveira Crossetti (UFRGS. Precursoras das pesquisas sobre o Processo de Enfermagem, Sistemas de Linguagem Padronizadas e Teorias de Enfermagem no Brasil, e referências internacionais na área as professoras enriqueceram o evento a partir das suas discussões sobre a utilização de Teorias de Enfermagem para o Processo de Enfermagem no Brasil.

            Por fim destaca-se que embora as próximas edições estejam programadas para só daqui 2 anos a docente pincelou algumas temáticas possíveis de serem abordadas futuramente como as novas diretrizes curriculares para o ensino da graduação; o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio para diagnósticos de enfermagem; e a consolidação das políticas públicas sobre saúde mental. Além disso, a professora ressalta o impacto da compreensão do que é fazer e pensar Enfermagem não só no Brasil, mas também em outros países da América Latina.

Categorias: Notícias Noticias