Notícia- Camila Cabo Verde

Docente Permanente do PPGENFS participa do Encontro Global de Centros de Medicina Tradicional Chinesa, na África

     Nos dias 19 a 22 de setembro de 2024, ocorreu o Encontro Global de Centros de Medicina Tradicional Chinesa, em Cidade do Cabo, África, a qual teve a participação da Profa. Dra. Camila Cardoso Caixeta, diretora da Faculdade de Enfermagem e docente permanente do PPGENFS.

     O encontro teve como objetivo discutir o avanço da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) nas práticas de saúde pelo mundo e divulgar resultados dos centros de MTC atuais. Nesse contexto, a docente do PPGENFS, diretora e representante da Faculdade de Enfermagem da UFG apresentou os resultados e planos da Faculdade de Enfermagem (FEN) como único Centro de MTC no Brasil e América Latina.

     Sua fala permitiu não só a publicização dos esforços e resultados da FEN como abriu novas portas para futuras parcerias e colaborações internacionais. Isso porque, além dos inúmeros atendimentos realizados, todos são ofertados gratuitamente à população em razão de serem incluídos no rol de procedimentos em saúde garantidos pelo SUS. Ademais, o Centro de MTC da FEN se estabeleceu também como local de formação para novos profissionais, fornecendo cursos de capacitação em MTC para profissionais e estudantes da saúde formando novos terapeutas. 

     Outro ponto que trouxe destaque para a FEN foi a divulgação das pesquisas em desenvolvimento na FEN a respeito de MTC. Segundo a professora Dra. Camila Caixeta, muitos outros pesquisadores entraram em contato com o interesse de visitar o Centro de MTC da Faculdade e conhecer pesquisadores e estabelecer parcerias de pesquisa para trabalhar em conjunto nessa grande área. Esses resultados indicam novas possibilidades de “fortalecer a internacionalização na pós-graduação por meio de pesquisas, uma vez que trouxemos contatos e parcerias de outras universidades” afirma a docente.

 

Conheça mais ações do ambulatório pelas redes sociais! 

camila cidade do cabo

Categorias: Notícias Noticias