D&H 1

Discentes do PPGENFS realizam mobilidade acadêmica internacional na Universidade Peruana Cayetano Heredia, em Lima-PE

As discentes Daiane Cardoso da Silva e Hellen Cristina Sthal, alunas do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS) orientadas pela profa. Roxana Isabel Cardozo Gonzales, se encontram na cidade de Lima, capital do Peru, em atividade de mobilidade acadêmica internacional na Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH).

As atividades previstas como parte do cronograma da mobilidade acadêmica são:  participação nas atividades do grupo de pesquisa CuidART-e /UPCH; realização de aulas e palestras sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro, apresentação de pesquisas em andamento e projeto de doutorado; imersão em serviços de saúde de Lima com foco em serviços de atenção primária à saúde. As atividades de imersão no sistema de saúde peruano visam conhecer e compreender o funcionamento do sistema e do programa de controle da tuberculose de Lima, tendo como perspectiva estudar as inter-relações entre as políticas de eliminação da tuberculose no Brasil e Peru.

Destaca-se que as atividades e temáticas previstas no plano de trabalho possuem articulação direta com as teses que estão sendo desenvolvidas pelas discentes. O acompanhamento das atividades das discentes em mobilidade internacional estão sob a orientação da Profa. Dra. Flor Yesenia Musayón Oblitas, docente do Curso de Enfermagem da instituição, coordenadora do grupo de pesquisa CuidART-e e vice-reitora acadêmica da universidade.

A atividade, que terá duração total de 45 dias (de 05/08 a 20/09/2024), foi viabilizada no marco do trabalho colaborativo iniciado em 2021 entre Brasil, Peru, Colômbia, Uruguai e México, que realizam conjuntamente a disciplina internacional “Salud Global, Prácticas de Salud y Enfermería en la Atención Primaria: Evidencias y Perspectivas en América Latina”, coordenada pela professora Roxana. Essa integração no âmbito da formação tem contribuído significativamente para estabelecer novas formas de integração e internacionalização entre as instituições, para o desenvolvimento conjunto de pesquisa sobre temas emergentes e reemergentes existentes nos países e na América Latina.

Nesse contexto, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Peruana Cayetano Heredia, por meio dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem, vem consolidando sólidas parcerias, com propostas de ensino e pesquisa em andamento, no marco do acordo bilateral vigente (processo: 063193/2022-03). Como resultado desse trabalho colaborativo, será desenvolvido um estudo bilateral, intitulado “De las experiencias de los profesionales de la salud de la atención primaria en Lima, Perú, durante la pandemia de la Covid-19, a las contribuciones para las políticas de eliminación de la tuberculosis: un estudio cualitativo”.

No âmbito da UFG, a mobilidade acadêmica internacional está regulamentada pela Resolução CEPEC/UFG 1849, de 08 de dezembro de 2023 e é uma oportunidade valiosa para o discente de pós-graduação aprimorar suas habilidades em pesquisa, inserir-se no ambiente acadêmico internacional e estabelecer e/ou ampliar as oportunidades e parcerias, além de proporcionar uma imersão linguística e cultural no país escolhido.

Segundo as alunas Daiane e Hellen, a experiência da mobilidade acadêmica tem lhes proporcionado uma perspectiva enriquecedora e ampla sobre diferentes contextos de atenção à saúde, sobre abordagens teóricas e metodológicas e teóricas de pesquisa, além do intercâmbio cultural, linguístico e acadêmico e do fortalecimento da rede de contatos e parcerias internacionais.

D&H 2

D&H 3