prof tipple prêmio 3

PPGENFS é destaque no Congresso SOBECC com premiação de trabalho de docente permanente e egressos do programa

    Trabalho, fruto da tese de doutorado de egressa do programa,  Dra. Débora Goulart, intitulado “Influência da marcação direta do símbolo bidimensional na aderência e viabilidade bacteriana em instrumentos cirúrgicos.” é premiado com primeiro lugar no 14° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à assistência à Saúde realizado pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC). O trabalho foi orientado pela Dra. Anaclara Ferreira Veiga Tipple e Dra Dra. Idalina Vieira Aokie (Universidade de São Paulo -USP) e contou ainda com a colaboração da Dra. Dayane De Melo Costa, egressa do PPGENFS que durante o período do desenvolvimento da tese cursava o pós-doc no Programa.  

     A tese teve como objetivo geral Avaliar possíveis efeitos da marcação direta do símbolo bidimensional realizada por laser e por micropunção, antes e depois da passivação química, na aderência bacteriana e na resistência à corrosão do aço inoxidável 420 (AISI 420) com acabamento de superfície fosco e brilhante.fA profa Anaclara destacou que o desenvolvimento da tese representou um momento muito importante para a qualificação dos nossos estudos na área de processamento de produtos para a saúde “Nós conseguimos fazer o que chamamos de transferência do conhecimento… implementamos medidas de avaliações que já tínhamos utilizado em estudos com parcerias internacionais, como das egressas Dayane de Melo Costa e Lillian Kelly de Oliveira Lopes, em seus experimentos realizados na Austrália. Ou seja, para a tese da Débora realizamos vários desses experimentos utilizando a nossa estrutura da UFG (Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução da UFG (LabMic/UFG); Laboratório Multiusuário de Avaliação de Moléculas, Células e Tecidos da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG (LabCel/EVZ/UFG) e Laboratório de Análise Microbiológica em Saúde, do Instituto de Patologia e Saúde Pública da UFG (LAMSA/IPTSP/UFG). Além dos inúmeros experimentos supervisionados pela Dra Idalina (Laboratório de Eletroquímica e Corrosão do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LEC/Poli/USP).”

    Em entrevista, a Dra. Débora Goulart afirmou o quanto o processo como um todo foi desafiador e ao mesmo tempo muito necessário para a saúde. O trabalho envolveu diferentes áreas da ciências biológicas e para isso um engajamento da pesquisadora em estudar temáticas além das já amplamente discutidas na  enfermagem como biofilmes “Foi necessário estudar profundamente aspectos relacionados ao aço inoxidável e corrosão. Isso exigiu imersão em áreas das exatas tais como engenharia de materiais, engenharia química e engenharia mecânica.” afirma a pesquisadora. O desbravamento de outras ciências para aprimorar a ciência da enfermagem foi uma característica chave presente na tese. 

      Vale pontuar também, que há fatores além do mundo acadêmico e da pesquisa que afetam o desenvolvimento de trabalhos como nos relatou a Dra Débora “Algumas mudanças no projeto foram necessárias frente à pandemia”.  Nesse caso, as adaptações, felizmente, levaram a mais oportunidades como o desenvolvimento de estágio sanduíche na Universidade de São Paulo (USP) onde a pesquisadora pode trabalhar com a co-orientadora do trabalho e outros  pesquisadores da área.

     Cenário de novidades na área de Centro de Material e Esterilização (CME) e enfermagem perioperatória no Brasil, os congressos e simpósios anuais da SOBECC são eventos necessários para o constante aprimoramento e dos profissionais que desempenham suas atividades nessas áreas. Nesse sentido, conquistar a premiação é algo que soma a todo o conhecimento adquirido, todas as conexões e parcerias feitas no evento, como a Dra Débora Goulart afirma “Recebemos a notícia com muita alegria. A sensação é que tanto esforço e dedicação valeram a pena. Ter o trabalho reconhecido nesse evento tão importante para os enfermeiros de CME realmente foi gratificante e um orgulho para mim e demais autores.”

profe tipple premio  1

Na foto: Prof. Dra. Anaclara Ferreira Veiga Tipple com prêmio

prof tipple prêmio 2

Na foto: Dra. Débora Goulart 

Categorias: Notícias Noticias