Disciplina Internacional 2024

Internacionalização

Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde ministrou disciplina internacional em 2023

Em 2023 o Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS) ofereceu a disciplina "Salud Global, Prácticas de Salud y Enfermería en la Atención Primaria: evidencias y perspectivas en América Latina" em parceria com importantes instituições acadêmicas da América Latina: Universidade Nacional de Colombia (Colombia), Universidade Autônoma do México (México), Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Universidad de la Republica de Uruguay (Uruguai) e Universidad Cayetano Heredia (Peru). A oferta faz parte dos esforços para internacionalização do PPGENFS e para posicionamento do programa no cenário nacional e internacional, especialmente na Região das Américas.

A disciplina, idealizada e coordenada pela Prof.ª Dr.ª Roxana Isabel Cardozo Gonzalez vem sendo ofertada desde 2021 e  aborda aspectos da Saúde Global com ênfase na situação atual da política de saúde internacional e nacional, bem como na Atenção Primária à Saúde (APS), nos determinantes sociais e nas práticas de saúde e enfermagem.

O compartilhamento de vivências e experiências profissionais entre estudantes e docentes das universidades envolvidas colabora para o enriquecimento da formação profissional, além de fortalecer parcerias que impulsionam a pesquisa e a inovação em níveis internacionais.

"As reflexões e discussões ocorridas nos encontros virtuais vêm proporcionando a todos oportunidades únicas de crescimento acadêmico, científico, político, social e cultural, ampliando horizontes intelectuais e aprimorando habilidades interculturais que possibilitam o desenvolvimento de uma mentalidade global, o que é crucial em um mundo cada vez mais interconectado." - descreve a docente.

A oferta do componente vem se dando na modalidade COIL (Collaborative Online International Learning), favorecendo a pesquisa colaborativa e o intercâmbio de conhecimento entre instituições de diferentes países, o que fortalece os programas de pós-graduação envolvidos, possibilitando acesso a recursos, infraestrutura e expertise internacional.

"A interação com docentes e colegas estrangeiros promove uma comunicação bilíngue, além de aproximá-los, possibilitando uma visão mais abrangente e globalizada em suas áreas de estudo" - destaca a Dr.ª Roxana.

Docentes Disciplina internacional 1Docentes Disciplina internacional 2

Foto 1 - Docentes da disciplina

Convidados especiais Disciplina Internacional AConvidados especiais Disciplina Internacional B

Foto 2 - Docentes convidados da disciplina