Egressa PPGENF concede  entrevista

Egressa do PPGENF concede entrevista sobre o Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator

Paili é referência nacional para a implementação da Política Antimanicomial

O programa da Rede Globo, Profissão Repórter, exibido no dia 05 de setembro de 2023, tratou de histórias de pessoas envolvidas no processo de fechamento dos manicômios judiciários. Nesse contexto, a egressa de mestrado e doutorado do PPGENF, docente da Faculdade de Enfermagem e atual gerente de Saúde Mental do Estado de Goiás, Drª. Nathália dos Santos Silva, comentou sobre as atividades desenvolvidas pelo Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator - Paili, responsável pelo atendimento às pessoas portadoras de transtornos mentais ou que manifestaram sofrimento mental no transcurso da execução penal, submetidas a medida de segurança no Estado de Goiás. Criado em 2006, o Paili tem sido exemplo para outros estados brasileiros.

De acordo com resolução do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, até maio do próximo ano, todos manicômios judiciários no Brasil serão desativados e pessoas com transtornos mentais que cometeram crimes deverão ser tratadas no Sistema único de Saúde (SUS), com apoio da família. O Paili é instrumento que possibilita o cumprimento da totalidade das diretrizes da Lei da Reforma Psiquiátrica, no que diz respeito à medida de segurança. A lei tem por objetivo a humanização do atendimento fora dos manicômios judiciários e a internação somente nos casos em que os recursos extra-hospitalares não forem suficientes.


"O Paili é um programa que articula o cuidado das pessoas em medida de segurança na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e faz a comunicação da evolução do caso para o judiciário. Atualmente, 373 pessoas são acompanhadas pelo programa com cuidado em liberdade. Para nós, este programa é uma estratégia radical de reforma psiquiátrica e garantia de direitos humanos para as pessoas atendidas, além de ser um indutor de implantação e ampliação da RAPS. A ampliação da rede e o combate ao estigma da periculosidade são os maiores desafios pra execução do programa. Temos recebido profissionais de diversas localidades brasileiras para conhecer a experiência do programa e identificar estratégias para efetivação da política antimanicomial.", destaca Nathália.

O programa completo pode ser visto aqui.

Categories: Notícias Noticias