Seleção Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2025
Publicamos o Resultado Preliminar da Seleção PDSE 2025.
Acesse aqui!!
Publicamos o Resultado Preliminar da Seleção PDSE 2025.
Acesse aqui!!
Ainda sobre 19° SENADEn, 16° SINADEn e 4° CoBESM, focaremos agora no trabalho de egressos do PPGENFS e para isso conversamos com a professora Dra Bárbara Souza Rocha sobre sua atividade no evento, a Tenda Paulo Freire.
Na primeira metade do mês de Novembro ocorreu o 19° SENADEn, 16° SINADEn e 4° CoBESM na cidade de Goiânia. A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) participou em peso no evento, sendo boa parte dos envolvidos ou docentes, ou egressos, ou alunos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS). Para relembrar esse evento tão importante, trouxemos uma série de notícias evidenciando a participação do Programa.
No dia 11 de outubro, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou uma Missão à China, para a Universidade de Hebei, que contou com a Direção da Faculdade de Enfermagem (FEN), representada pela Dra. Camila Cardoso Caixeta também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS), para renovar o acordo entre as Instituições e fortalecer os laços entre a Universidade de Hebei e FEN.
Nota de Repúdio da Faculdade de Enfermagem da UFG à truculência da Polícia Militar de Goiás contra os profissionais da saúde da Maternidade Municipal Célia Câmara
Nos dias 19 a 22 de setembro de 2024, ocorreu o Encontro Global de Centros de Medicina Tradicional Chinesa, em Cidade do Cabo, África, a qual teve a participação da Profa. Dra. Camila Cardoso Caixeta, diretora da Faculdade de Enfermagem e docente permanente do PPGENFS.
Trabalho, fruto da tese de doutorado de egressa do programa, Dra. Débora Goulart, intitulado “Influência da marcação direta do símbolo bidimensional na aderência e viabilidade bacteriana em instrumentos cirúrgicos.” é premiado com primeiro lugar no 14° Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Relacionada à assistência à Saúde realizado pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC). O trabalho foi orientado pela Dra. Anaclara Ferreira Veiga Tipple e Dra Dra. Idalina Vieira Aokie (Universidade de São Paulo -USP) e contou ainda com a colaboração da Dra. Dayane De Melo Costa, egressa do PPGENFS que durante o período do desenvolvimento da tese cursava o pós-doc no Programa.
Media
Júlia Carneiro Godoy de Sousa, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS) fala sobre o Novembro Roxo, mês Internacional de Sensibilização para Prematuridade.
Mariane de Sousa Benjamin Rocha, estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, fala sobre a importância da produção de evidências científicas em relação às Praticas Integrativas e Complementares (PICs).
A estudante de Doutorado, Jéssica Oliveira Cecílio, fala sobre Aleitamento materno - Benefícios para a saúde do bebê e da mãe, em referência ao Agosto Dourado.
Pesquisadores da Enfermagem e Química da UFG verificam a relação entre a baixa quantidade desse hormônio natural e os sintomas de estresse, ansiedade e depressão no pós-parto.
Analisar a prevalência da COVID-19 e de outras doenças transmissíveis em populações em vulnerabilidade social e as medidas adequadas de prevenção dessas enfermidades. Esses são os objetivos de pesquisa em desenvolvimento na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto, que integra o Programa da CAPES de Combate a Epidemias, quer entender as fragilidades dos catadores de material reciclável, imigrantes e pessoas em situação de rua, por exemplo, no enfrentamento ao novo coronavírus.
Qual o período de persistência do vírus da COVID-19 em nosso organismo? E o tempo de permanência dos anticorpos nos humanos após a infecção ou a vacina? A busca por essas respostas atiça cientistas do mundo e é investigada também por pesquisadores da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), que há mais de um ano acompanham o comportamento do novo coronavírus em profissionais de saúde e da área de segurança.
Além da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da cura, cientistas buscam soluções para os efeitos da COVID-19 na saúde mental dos pacientes. É o caso de pesquisadores da Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), que analisam as complicações do novo coronavírus em hipertensos. O projeto, que integra o Programa da CAPES de Combate a Epidemias, investiga a presença de depressão, ansiedade e estresse após os pacientes terem a COVID-19, e como essas enfermidades afetam os cuidados com a hipertensão. Saiba mais em gov.br/capes
Links Úteis