CNPq Universal 2021

Docentes do PPGENF são contempladas no Edital Universal do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI selecionaram projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País.

Três docentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFG, Profª. Flaviana Vely Mendonça Vieira, Profª. Roxana Izabel Cardozo e Profª. Sheila Araujo Teles, foram contempladas na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - UNIVERSAL.

A pesquisa conduzida pela profª. Flaviana, em parceria com o Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (LaCEM) do Instituto de Química, busca avaliar o efeito da melatonina em mães e bebês. A melatonina, hormônio natural que impacta diretamente no chamado "relógio biológico" de cada pessoa, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidante, além de afetar a qualidade do sono e o humor. A baixa quantidade dessa substância em em mulheres que acabaram de ter bebê pode ser uma das causas do estresse, da ansiedade e da depressão no pós-parto. O estudo pretende relacionar os fatores maternos capazes de influenciar na concentração desse hormônio no pós-parto, possibilitando ofertar às mulheres tratamento e orientações já durante o pré-natal.

O estudo conduzido pela profª. Roxana é de natureza multicêntrica e será desenvolvido em parceria com a Fundação Universidade Federal de Rondônia, com a Universidade Estadual de Campina Grande da Paraíba, com a Universidade de São Paulo, com a Universidade Federal de São Paulo e com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. O objetivo da pesquisa é analisar a repercussão da pandemia da COVID-19 nas ações de controle da tuberculose no âmbito da Atenção Primária à Saúde em diferentes capitais do Brasil. O estudo busca contribuir para a tomada de decisões, planejamento de ações e implementação de estratégias para a resolubilidade das necessidades de ambiência e recursos materiais, assim como o uso de ferramentas tecnológicas necessárias para viabilizar as ações de saúde voltadas para as ações de enfrentamento à tuberculose. Em longo prazo, espera-se que os resultados do estudo possam ser considerados para a definição de políticas afirmativas no fortalecimento das ações de controle da tuberculose, alinhadas à realidade social e econômica da população afetada pela doença.

A profª. Sheila destaca que de maio a outubro de 2020, a Universidade Federal de Goiás (UFG), em resposta à pandemia da COVID-19, iniciou um amplo projeto de extensão para testagem de profissionais de saúde e de trabalhadores da segurança; uma oportunidade ímpar para formação de um coorte de pessoas RNA-SARS-CoV-2 positivas para avaliar carga viral e resposta humoral natural ao SARS-CoV-2. Além disso, verificar, nos profissionais da saúde e da segurança pública estudados, a adesão à vacina contra SARS-CoV-2 e a ocorrência de reinfecção durante o seguimento. Por fim, considerando a recomendação da OMS de aproveitar oportunidades de diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2 para investigar as hepatites virais, a pesquisa conduzida pela professora propõe, ainda, detectar os marcadores das infecções pelo HBV e HCV, bem como os títulos de anti-HBs vacinal na coorte de profissionais de saúde e de segurança envolvidos no estudo.

Categorias: Notícias Noticias