Professora do PPGENF, Sandra Maria Brunini de Sousa, participou de materia para o diário da manhã sobre "Brasil, o país das Fake News"

Sua fala foi sobre o impacto das fake news no combate a pandemia. 
"Considero que em todo o mundo, e particularmente no Brasil, as fake News tem impactado negativamente. Um desserviço. As mensagens circulam rapidamente, numa velocidade maior do q a verdade. O tempo gasto para esclarecer dúvidas gerada por essas fake News consome tempo e energia dos pesquisadores, e dos órgãos públicos imbuídos de enfrentarem a pandemia,  que trabalham subsidiados pela ciência.
As fake News são articulados a fim desmontarem as boas práticas clínicas e epidemiológicas de caráter internacional. Ou seja, combatem as medidas de prevenção consideradas eficazes como uso da máscara e o distanciamento social e/isolamento, a vacinação em massa para reduzir a circulação do vírus ao mínimo possivel.
Contra-argumentam Com a necessidade de se manter a economia. O que presenciamos foi esse desastre mundial. O Brasil só  perde  para os EUA, até o momento,  em número de vítimas fatais; não adquiriu vacinas suficientes para a população e não conseguirá implementar a vacinação em tempo ótimo. Será um processo arrastado.
Enfim, as fake news precisam ser combatidas com a mesma intensidade com q se propagam, para diminuir o seu impacto negativo, e possibilitar que avancemos.
"
 Profa. Dra. Sandra Brunini 
Confira a matéria na íntegra