Foto com 4 Docentes homenageados segurando um diploma.

Profa. Anaclara Ferreira Veiga Tipple recebe homenagem da Faculdade de Odontologia

No dia 09 de outubro, a Professora Anaclara Ferreira Veiga Tipple recebeu homenagem da Faculdade de Odontologia - UFG, por sua atuação e protagonismo no Controle de Infecção na prática Odontológica.  

A aproximação da Professora Anaclara com a Faculdade de Odontologia teve início em 1996, quando começou seu doutorado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- EERP/USP, cujo objeto de estudo tratou do risco biológico na prática odontológica, concluído no ano 2000 sub o titulo "As interfaces do controle de Infecção em uma Instituição de ensino odontológico", momento em que a Faculdade de Odontologia "abriu as portas e o coração" para o desenvolvimento do seu estudo, segundo as palavras da professora.

Em 1998, no contexto de sua tese, incentivou a criação da primeira Comissão de Controle de Infecção da Faculdade de Odontologia (CCIO/FO/UFG), da qual foi a primeira presidente.  
Na mesma época, começou a participar de disciplinas abordando os temas de "Controle de Infecção", pois o currículo não previa disciplinas específicas sobre o tema. Por volta de 2007/2008, a disciplina "Controle de infecção" passou a integrar o currículo (4º período), e conteúdos relacionados ao tema foram inseridos em disciplinas oferecidas em outros períodos, nos quais continua contribuindo até hoje.
Desde então, integra a CCIO e tem tido a oportunidade de acompanhar grandes transformações na Faculdade de Odontologia, visando o ensino e prática do controle de infecção. A unidade tem hoje um Centro de Material e Esterilização que é referência nacional e conta com todos os parâmetros de qualidade de um grande hospital, além de uma lavanderia anexa.
A Profa. Anaclara sente-se muito feliz e grata por fazer parte da história construída pela Faculdade de Odontologia e declara que sempre considerou-a sua "segunda unidade acadêmica". Em contrapartida, com a homenagem a ela prestada, percebe que, generosamente, a unidade também a acolheu como parte dela.   
Nós, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nos sentimos felizes e orgulhosos pelo seu trabalho, conquistas e merecido reconhecimento. Parabéns!!!